NOSSA HISTÓRIA


                    A organização não governamental Pró-Cem é uma associação civil, sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, com atuação nas áreas de cultura, educação, saúde e trabalho com duração indeterminada.

                    Nasceu da prática de ações sociais, com base no voluntariado, de início bairrista, com desejo de estender aos conterrâneos oportunidades cidadãs de crescimento especialmente nas áreas de educação e saúde.

                    Os associados fundadores são oriundos de famílias humildes economicamente, mas que tiveram como base de formação a garra, a disposição e a crença de que o crescimento desejável e duradouro é aquele que se estabelece de dentro para fora, centrado, sobretudo na educação.

                    Esse grupo de voluntários desenvolve ações de promoção social desde a década de 90, podendo citar o ato de julho de 1993 na cidade de Pedro Afonso, na época Estado de Goiás, quando se colheu e encaminhou para exame na Universidade Estadual de Campinas – São Paulo, água de um poço artesiano com suposto alto teor de flúor. O objetivo maior dessa coleta era o desejo de como aproveitar em todo seu potencial, essa água “salobra” não indicada para consumo humano diário.

                    Deste então, esse grupo se manteve em movimento, contribuindo em outras ações, especialmente nos momentos em que desfrutávamos das férias de trabalho. Com o correr do tempo foi agregando ao grupo original, os filhos e amigos destes, de maneira voluntária,  dispostos em levar adiante o ideal que sempre nos alimentou nessa trajetória.

                    Em julho de 2004, resolvemos dar um nome a esse grupo que já se apresentava como associados. Começamos a chamá-lo de “Pró-zé” em uma referência ao fato de que tudo se parte do zero, e “Zé” ser considerada em nossa região aquela pessoa engraçada e que despertava em nós um desejo de servir e de contribuir para sua qualidade de vida.

                    O “Pró-zé”, assim chamado, continuou em atividade até quando se impôs a necessidade de transformá-la em pessoa jurídica. Em junho e julho de 2006, ao desenvolvermos atividades sistematizadas na área de Educação Infantil com os professores da rede municipal de quatro prefeituras do Estado Tocantins, surgiu o impasse. Sendo um grupo de voluntários, não tínhamos como requerer e comprovar o uso de recursos das prefeituras para auxiliar no treinamento dos professores. Assim, para continuarmos aceitando os desafios de servir sempre, demos início aos procedimentos legais para efetivar a associação.

                    Dessa forma consideramos essa data como sendo o marco da transformação em pessoa jurídica. Oficialmente, só em 10 de dezembro de 2006 deu-se a fundação com o nome de Associação Brasileira de Promoção Social de Pessoas de Zero a Cem Anos – PRÓ-CEM.